networking
Como manter uma boa rede de contatos
12 de dezembro de 2015
Recolocacao 1
É possível encontrar um bom emprego mesmo no cenário econômico atual do país?
21 de fevereiro de 2016
Mostrar Todos

3 habilidades que potencializam as capacidades do seu cérebro

cerebro2

Conheça algumas das profissões que mais estimulam sua inteligência em função das atividades relacionadas ao desempenho de cada tarefa.

Em teoria, deveríamos aprender algo novo com nosso trabalho diariamente, independentemente de qual seja a atividade. Mas, no longo prazo, certas carreiras estimulam mais as habilidades do cérebro do que outras. Um artigo publicado no americano Wall Street Journal e citado na revista Inc. examinou as atividades que mais nos estimulam mentalmente (com base em estudos passados), e quais profissões usam essas habilidades com mais frequência. Como você sabe se seu trabalho pode ajudar a tornar-se mais inteligente ou se está apenas colaborando para que você mantenha-se na mesma rota? Para ajudá-lo nessa investigação, considere se sua rotina diária costuma envolver ao menos uma das tarefas abaixo.

1. Interpretar fatos, identificar as distrações que estão atrapalhando seu desempenho e outras habilidades ligadas à solução de problemas

A boa notícia é que todas as profissões requerem algum grau da capacidade de solucionar problemas. Se quiser se dedicar profundamente ao desenvolvimento dessa habilidade, uma sugestão é encontrar uma maneira de assumir mais tarefas em seu dia a dia relacionadas à essa habilidade. Um estudo de 2014, conduzido na Universidade do Texas e na Universidade de Illinois, descobriu que as pessoas com maior treinamento em habilidades de solução de problemas e gerenciamento de times apresentaram uma performance melhor em testes que avaliaram o pensamento abstrato e a capacidade de focar em uma atividade. Alguns dos trabalhos que mais contam com essas habilidades, de acordo com o WSJ, incluem administradores, paramédicos e técnicos de pronto atendimento médico.

2. Trabalhar com códigos e padrões

Outro estudo, realizado na Universidade de Virgínia, avaliou pessoas com idade entre 18 e 80 anos. Depois de serem analisadas, passaram três anos dedicando-se a exercícios relacionados a “tradução de códigos e reconhecimento de padrões de letras ou linhas”. Então, foram novamente testadas e apresentaram melhora na pontuação de exames que testavam essas mesmas habilidades. As ocupações em que essas capacidades aparecem de maneira mais óbvia são: programadores de computador, tradutores, analistas financeiros e cientistas de dados.

3. Raciocínio espacial

A mesma pesquisa da Universidade de Virgínia também descobriu que um efeito similar ocorre com pessoas que regularmente desempenham tarefas que envolvem visualização tridimensional de objetos. Arquitetos, engenheiros, designers e cirurgiões são boas profissões para aqueles que querem exercitar os músculos relacionados ao raciocínio espacial.

No entanto, se você quer melhorar suas habilidades cognitivas, é preciso bem mais do que listar profissões que estimulem essa forma de raciocínio. É preciso também estar engajado na sua carreira e descobrir novas maneiras de aprender a cada dia, segundo o depoimento do pesquisador Michael Merzenich, no WSJ.

.

Fonte da Publicação:

http://epocanegocios.globo.com/Carreira/noticia/2015/12/3-habilidades-que-potencializam-capacidades-do-seu-cerebro.html