6 Competências-Chave de um Profissional Diferenciado

Gratidao
Curso de Recolocação Profissional: Como Funciona
24 de fevereiro de 2016
Post 9
Aprenda a Ouvir! O que é, de fato, Feedback e porquê ele é tão importante!
13 de abril de 2016
Mostrar Todos

6 Competências-Chave de um Profissional Diferenciado

multitarefas

Para falar sobre as competências-chave de um profissional diferenciado, primeiro precisamos explicar o que é competência e qual sua importância.

Competência é o conjunto de Conhecimento (saber), Habilidade (saber fazer) e Atitude (fazer), o famoso conceito do CHA, que possibilita maior chance de sucesso em determinadas atividades ou tarefas.

Para ter a competência, não basta ter apenas um dos fatores mencionados. A competência só é completa ou consistente, quando acompanhada dos três pilares. Por exemplo:

– O conhecimento é o saber, é a teoria e fica presente apenas na mente do profissional. O conhecimento vem do estudo. Portanto, o desafio é disseminar e saber utilizar este conhecimento. O conhecimento isolado não gera frutos.

– A habilidade é saber fazer, ou seja, treinar e praticar no dia a dia. A prática leva a perfeição, ou seja, a desenvolver habilidade. Desta forma, a habilidade é colocar em prática o conhecimento, ou seja, aquilo que está na mente do profissional.

– A atitude é o querer fazer, é o comportamento. Ou seja, não adianta ter conhecimento e habilidade e não ter a atitude para fazer acontecer, para gerar mudanças.

Cada cargo tem o seu conjunto de competências. Esse conjunto é definido de acordo com as exigências e desafios deste cargo. Sendo assim, cada cargo terá uma exigência especifica de conhecimento, de habilidades e atitudes. Contudo, cada vez mais, algumas competências têm se tornado essenciais em qualquer posição e em qualquer empresa, devido aos desafios de um cenário cada vez mais globalizado, dinâmico, incerto, com constantes mudanças nas organizações e a crescente competitividade. Adicionalmente, um tema também ganha relevância e aumenta o desafio deste cenário: o conflito entre as gerações de profissionais.

Essa nova realidade cada vez mais demanda pessoas mais analíticas, capazes de avaliar este cenário e adaptar-se a ele, que consigam inovar e criar nossas possibilidades de caminhos, que façam mais cada vez com menos recursos e que abracem os desafios e vistam a camisa da empresa, com paixão.

Muitas competências são importantes para um profissional ter sucesso, mas algumas surgem como sendo essenciais para o sucesso e também para a sobrevivência de qualquer profissional:

Conhecimento Profissional

Devido a crescente competitividade, ter conhecimento naquilo que se faz e se atualizar constantemente se tornou essencial para um cenário com tantas mudanças. O profissional não só precisa ter conhecimento em sua área de atuação, mas precisa a todo momento se atualizar para acompanhar essas mudanças do mercado.

Resiliência

A pressão, os conflitos e as incertezas são fatores presentes nas organizações e, por este motivo, a resiliência é necessária para que o profissional tenha foco na solução e não no problema. Com a resiliência, ele saberá lidar e utilizar essas adversidades para melhorar mais ainda o seu desempenho e ajudar a empresa no seu crescimento e mudança.

Engajamento

Pessoas engajadas vestem a camisa da empresa. Elas acreditam que o seu trabalho tem importância e interfere diretamente no negócio. Desta forma, pessoas engajadas são mais produtivas, tem mais entusiasmo, são capazes de transformar o ambiente de trabalho e ser exemplos para outras pessoas.

Relacionamento

O relacionamento é fundamental pois são as pessoas que movimentam as empresas. As pessoas que estão por trás dos resultados gerados. Os resultados gerados não são reflexo do trabalho de uma pessoa, mas sim de muitas. Ou seja, as pessoas estão conectadas por um objetivo comum. É preciso considerar que pessoas tem características diferentes e há também as diferenças entre as gerações: estes fatores aumentam ainda mais o desafio de se relacionar, pois é preciso cada vez mais saber lidar com essas diferenças.
Desta forma, se torna imprescindível construir e fortalecer relações para gerar bons resultados, crescer na carreira e para sobreviver no mundo corporativo.

Desta forma, se torna imprescindível construir e fortalecer relações para gerar bons resultados, crescer na carreira e para sobreviver no mundo corporativo.

Criatividade

A criatividade está sendo cada vez mais exigida devido as mudanças e também devido à redução de custos. As empresas estão exigindo que as pessoas trabalhem cada vez mais com menos e que “pensem fora da caixa”. Para isso, desenvolver a criatividade é essencial para pensar e criar sempre novas possibilidades, novos caminhos e novas formas de fazer. Profissionais criativos estão muitos passos à frente dos profissionais que não tem essa competência.

Espírito Empreendedor

O espírito empreendedor não é uma competência que somente líderes de organizações ou donos de empresas precisam ter. As empresas estão cada vez mais buscando profissionais com essa competência, uma vez que são pessoas que abraçam os desafios como delas, assumem a responsabilidade e se comprometem com os resultados. Essas pessoas se comportam como “donas de negócios”, ou seja, donas de suas responsabilidades e de fato se preocupam com o impacto do seu trabalho no todo.

Por Mariana Vigetti

Atmosfera Desenvolvimento Humano