É possível encontrar um bom emprego mesmo no cenário econômico atual do país?

cerebro2
3 habilidades que potencializam as capacidades do seu cérebro
17 de dezembro de 2015
executivo
Entenda porque muitas vezes bons profissionais não encontram emprego
22 de fevereiro de 2016
Mostrar Todos

É possível encontrar um bom emprego mesmo no cenário econômico atual do país?

Recolocacao 1

Mudando a ideia de que isso é impossível

Quando se pensa em conseguir uma boa vaga de emprego, é comum que a maioria das pessoas questione a possibilidade de isso acontecer mesmo em meio ao cenário econômico atual do país. Muitas pessoas acham que isso não irá acontecer, uma vez que várias empresas de importantes setores da nossa economia estão na direção oposta à contratação, ou seja, estão demitindo mais do que criando novas vagas.

Há vagas atrativas esperando para serem preenchidas

Em geral, as empresas diminuíram as contratações, pois preferem agir com cautela diante do cenário econômico incerto. No entanto, existem vagas disponíveis que são atrativas, esperando apenas os profissionais certos para preenchê-las.

No ano de 2015, apesar de sofrer reduções, o mercado continuou criando oportunidades para os profissionais que estão preparados. Estimativas apontam que mais de 940 mil vagas foram ocupadas, mesmo em meio a este cenário, e isso diz respeito apenas às vagas para regime CLT. No entanto, há muitos trabalhadores informais, que ajudam a aumentar ainda mais esse número.

Menos vagas e mais concorrência

Com menos vagas disponíveis, aumentou a concorrência para cada uma delas. A disputa ficou mais acirrada! Destacar-se em meio à multidão tornou-se quase que uma obrigação e, por isso, é preciso estar preparado para as oportunidades que possam surgir.

O que o profissional não deve deixar de fazer durante a busca por um novo emprego

Para que o profissional seja um forte candidato num processo seletivo, é fundamental que ele tenha uma boa qualificação. Investir na realização de cursos, seja para aumentar o conhecimento técnico ou idioma, como também para desenvolver competências comportamentais, é muito importante.

Outro ponto fundamental para chamar a atenção da empresa logo de cara é apostar em um currículo bem preparado, que reúna as informações mais relevantes sobre o profissional! Além do currículo, preparar as mídias profissionais também é essencial, uma vez que os recrutadores estão utilizando muito este meio para buscar candidatos.

Além disso, o cuidado com a postura na hora da entrevista é outro ponto que merece receber atenção. Esse é o momento que o profissional tem para chamar a atenção de modo positivo e mostrar todo o seu potencial. Estar preparado também para este momento fará toda a diferença!

 

Por: Mariana Vigetti

Atmosfera Desenvolvimento Humano