Por que a mentoria é importante para o sucesso profissional?

Banner02 v2
Coaching: Desenvolvimento com resultado a curto prazo!
8 de outubro de 2015
entrevista-por-skype
4 dicas para participar de entrevistas por Skype
14 de outubro de 2015
Mostrar Todos
noticia_106051

A Mentoria é realizada com o auxílio e acompanhamento de um profissional mais experiente, apoiando e encorajando o profissional no aprimoramento de suas técnicas e seus processos de tomada de decisões.

O valor do planejamento de uma carreira de longo prazo é cada vez mais difundido no meio empresarial e apesar das grandes dificuldades naturais para se traçar metas e objetivos de vida, existem diversas ferramentas disponíveis no mercado que podem auxiliar na condução da carreira até o sucesso profissional. Uma delas é a mentoria.

A Mentoria se refere à transposição de conhecimento, realizada com o auxílio e acompanhamento de um profissional mais experiente, apoiando e encorajando o profissional no aprimoramento de suas técnicas e seus processos de tomada de decisões. Esse conceito difere do Coaching, baseado na psicologia e ciências do comportamento e que não necessariamente é aplicado por quem esteve na linha de frente de um negócio. O grande diferencial presente na mentoria está na experiência profissional comprovada e no sucesso em funções semelhantes às do mentorado, direcionando, motivando e, sobretudo permitindo o desenvolvimento de um processo de aprendizagem guiado e focado no alcance de um objetivo concreto.

No processo de mentoria, debates promovidos em ambiente controlado e confidencial onde o mentorado pode discutir abertamente suas questões antes de se expor a pares e superiores, giram em torno das questões profissionais e de networking pessoal, que possibilitam autoconhecimento e por consequência o desenvolvimento do mentorado em um sentido amplo e eficaz. Ronaldo Ramos que é especialista em liderança e gestão de equipes multidisciplinares, fundador e consultor do CEOlab, espaço especializado no treinamento de executivos a partir da troca de experiências, comenta: “A mentoria é de certa forma um ritual antigo, de observar o mestre, executar com supervisão e receber retorno imediato sobre o desempenho”.

De acordo com Ronaldo Ramos, a ferramenta é cada vez mais utilizada no mercado de trabalho e tem tido sua eficácia comprovada até mesmo por instituições como o Ibmec/MG que aplicou a ferramenta em seus alunos e ex-alunos. Na experiência obtida pela coordenadora do Ibmec Carreiras, Fernanda Schroder, os ganhos foram notados pelos mentores, que receberam motivação ao contribuir para o crescimento pessoal e profissional de alguém, exercitando habilidades como a capacidade de liderar. E no caso dos mentorados, os claros benefícios vieram da oportunidade de amadurecimento profissional e pessoal, e ainda do compartilhamento de experiências com um especialista sênior.

Ronaldo aponta também um estudo que reforça a importância da mentoria, realizado pelas pesquisadoras Suzanne de Janasz e Maury Peiperl e publicado na Harvard Business Review. O artigo aponta: “CEOs também precisam de mentoria”. Concluiu-se que os CEOs devem deixar de carregar o peso da liderança de forma solitária e conectar-se com mentores para se beneficiar do aconselhamento e do retorno sobre o desempenho proveniente dessas fontes. Os resultados conclusivos apontaram que dentre os 45 CEOs engajados em mentoria que foram entrevistados, em 71% dos casos a empresa melhorou resultados, em 69% as decisões tomadas foram melhores, em 76% das respostas os CEOs indicaram que se sentiam mais capazes de atender expectativas dos sócios e em 84% dos entrevistados houve concordância enfatizando que foram evitados erros custosos e que mais rapidamente se capacitaram para os desafios.

“É de extrema importância, a criação de um ambiente no qual podem ser compartilhados tanto sucessos quanto fracassos, no processo de desenvolvimento profissional, e com o trabalho de mentoria o crescimento é notável, até mesmo em pontos críticos como a tendência comum de aplicação do mesmo conjunto de ferramentas para resolver qualquer problema” evidencia Ronaldo. Esse canal aberto, citado pelo consultor, permite um olhar com profundidade para os desafios pessoais e indica caminhos para a definição dos objetivos da mentoria, que incluem várias ferramentas, utilizadas pelo CEOLAB em pilares fundamentais: diagnóstico rápido, formulação de problemas e sua validação, conversa empática e investigativa e ainda o pensamento multicultural e multidisciplinar ou transdisciplinar.

Traçar metas e objetivos para a carreira nem sempre é fácil, mas a resposta da pergunta “onde você quer estar daqui a 10 anos?”, está realmente ficando mais clara para os que buscam conhecimento e aprendizado com as novas ferramentas que o mercado proporciona. Como sempre, tudo é uma questão de vontade de adaptar-se e reinventar-se como profissional.

.

Fonte da Publicação:

http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/por-que-a-mentoria-e-importante-para-o-sucesso-profissional/106051/